Quem somos




Dikaion -  Palavra grega a qual seu significado é:
                        AQUELE QUE PRATICA A JUSTIÇA


________________________________________________

Lema: Ações que transformam.


Em 2002, na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, surgiu a Associação Beneficente Dikaion ONG sem fins lucrativos, para atender crianças e adultos em situação de risco e/ou de vulnerabilidade, também portadores de necessidades especiais, sob o registro de CNPJ para “Atividades de Associações de Defesa dos Direitos Sociais. 
Desde 1997 o casal Josy e Josimar, ensinavam canto para crianças em situação de vulnerabilidade. Usava a sala de sua casa, alguma casa emprestada nos bairros distantes ou sentavam ao relento, ao lado de um barraco na favela. Nas suas aulas de música, andando na periferia, conheceu crianças em condições desumanas que não tinham o que comer ou passavam o dia dentro dos carrinhos disputando espaço com o lixo, junto dos pais trabalhadores da reciclagem. Eles observaram a fome, a violência, o frio, a dor, a tristeza; e concluiu que precisava ter um espaço para acolher as crianças com amor e bondade, sem fazer qualquer distinção. A partir do tripé: ver, conhecer e agir, passaram a trabalhar para atuar na prevenção e resgate social. Conseguiram um local, estruturaram aos poucos e gradativamente implantaram atividades construtivas de inclusão social. 


A Dikaion está devidamente organizada com CNPJ, estatuto, alvará, licença sanitária e demais registros necessários ao seu funcionamento.
Em seus 19 anos já atendeu aproximadamente Vinte mil beneficiários.
   A Associação tem como atividade principal hoje o Coral  Dikaion com 120 integrantes dentre eles surdos e mudos, e também a parte instrumental os quais tem aulas de violino, teclado, violão e flauta-doce, se apresentam em eventos cívicos, religiosos, culturais e empresariais, dentro e fora do Município e do Estado. 


      A nossa missão



            Promover a transformação na vida de pessoas em situação de risco e/ou de pessoas humildes, com integração e inclusão social.

            A instituição procura oportunizar alternativas para interromper o ciclo de miserabilidade na comunidade; colaborar na transformação na vida de pessoas humildes; facilitar a inclusão social; oferecer um ambiente saudável para afastar crianças e adolescentes das situações de rua, da marginalidade, das drogas e do trabalho infantil; promover a interação da diversidade com ênfase na valorização da vida; contribuir no combate da violência, da exploração e abuso sexual, do preconceito, da criminalidade e da desigualdade; possibilitar a educação integral de crianças e adolescentes; multiplicar conhecimentos e oportunidades; atuar na prevenção e resgate social.


SUSTENTABILIDADE:


            A manutenção da Instituição e dos Projetos é feita através de bazar beneficente, venda de produtos da panificadora social, doações, colaboradores, contribuições pontuais, captação de recursos em editais de projetos sociais, voluntariado, parcerias e bazar com produtos doados pela receita federal. 
        





Um comentário:

  1. Parabéns a dicaion pelo trabalho e carinho com as pessoas menos favorecidas mas com uma capacidade imensa de aprender que deus abencoe cada dia mais vocês
    S






    ResponderExcluir

Página inicial